terça-feira, 26 de agosto de 2008

Tarifa de energia no Piauí vai subir 10,19% na quinta-feira

Novos valores para residências foram aprovados pela Aneel nesta terça-feira. Aumento para indústrias será de 10,85%.

A Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel - autorizou nesta terça-feira (26) o aumento das tarifas de quatro companhias energéticas do nordeste, entre elas a Cepisa - Companhia Energética do Piauí. O reajuste no Estado varia de 10,19% para 10,85%, e será o menor entre os quatro estados autorizados pela Aneel a elevar seus valores. As novas tarifas já passam a valer na próxima quinta-feira, dia 28.

Foram autorizados ainda reajustes na Companhia Energética do Maranhão - Cemar -, Companhia Energética de Alagoas - Ceal -, e Energisa Paraíba – Distribuidora de Energia S/A (antiga Saelpa). O maior aumento será na Paraíba, onde a tarifa residêncial vai subir 15,77% e a industrial 14,15%. De acordo com a Aneel, os percentuais de reajuste refletem o repasse às tarifas de aumento dos custos com o Encargo de Serviços do Sistema - ESS.

No Piauí, a tarifa de baixa tensão (abaixo de 2,3 kV), cobrada para residências, sofrerá reajuste de 10,19%. Já a tarifa para alta tensão (de 2,3 a 230 kV) será de 10,85% em média, sendo de 11,52% para a A3, 10,44% para a A3a; e 10,68% para a A4.

Ao calcular os índices de reajuste, a Agência considera a variação de custos que as empresas tiveram no decorrer de 12 meses. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis, sobre os quais incide o IGP-M, e custos não- gerenciáveis como energia comprada de geradoras, Conta de Consumo Combustível (CCC), Reserva Global de Reversão (RGR), taxa de fiscalização e encargos de transmissão.

0 comentários: