segunda-feira, 1 de setembro de 2008

TRE cassa duas candidaturas, agora são 71 cassados no PI

O Tribunal Regional Eleitoral cassou na manhã de hoje (01/09) a candidatura do Padre Herculano Negreiros, candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT) em São Raimundo Nonato. Ele e o vice na sua chapa, Luiz Alberto Costa Machado, tiveram a candidatura cassada a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE).

O Padre Herculano já havia sido cassado pelo juiz eleitoral de São Raimundo Nonato, o motivo para a cassação foram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União. Mesmo recorrendo ao Tribunal Regional Eleitoral a cassação foi mantida, o padre ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

Antonio Maria da Silva (PSB), atual prefeito de Prata do Piauí, candidato à reeleição, também teve a candidatura impugnada no TRE na manhã de hoje. Ele também teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União.

No Piauí, ainda há 180 processos a serem julgados. A desembargadora Eulália Teixeira, presidente do TRE, anunciou que as sessões seguirão até sábado, dia sete de setembro, data limite para os julgamentos de pedido de impugnação.

Segundo levantamento do TRE, foram 277 pedidos de impugnação de prefeitos, vice e vereadores. O TRE já cassou 71 registros de candidaturas em Teresina e no interior do Estado. A maioria dos processos é por rejeição às prestações de contas, duplicidade de filiação e a não quitação à Justiça Eleitoral.

Dos 277 ações impetradas no Tribunal, 97 deles já foram julgados: São 71 candidatos cassados e 29 foram negados a impugnação.

0 comentários: